A massagem chinesa chamada de Tui-Ná chegou ao Japão junto com a Medicina Chinesa, no século VI por um monge Budista.
Ao longo do tempo está massagem foi se adaptando, e por conseqüência se modificando, dando origem ao Shiatsu.
Tokujiro Namikoshi, foi uma peça muito importante para a história do Shiatsu, pois enriqueceu está técnica, com uma versão ocidental de Anatomia e Fisiologia.
Da escola de Namikoshi, surgiu outra grande personagem da história do Shiatsu, Sugito Masunaga que incorporou ao Shiatsu psicologia ocidental, exercícios especiais chamados de Makaho, que estimulam o fluxo do KI, além de desenvolver princípios que tornam a técnica mais eficaz.
Efeitos e Indicações do Shiatsu
• Estimula o natural mecanismo de auto-regulação, proporcionando saúde e fortalecendo e a alegria de viver.
• Possibilita a prevenção, alívio e até cura de um bom número de doenças.
• Muito indicado para desordens e desconfortos no aparelho locomotor como:
Dores no pescoço, costas e joelho, artrose, etc . Pois proporciona flexibilidade e boa circulação sanguínea nos músculos e articulações.
Contra – Indicado
• Doenças infecto-contagiosas e estados febris;
• Tumores;
• Grandes ulcerações na pele;
Observações Finais
O Shiatsu é tradicionalmente feito de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.
Razões para Darmos uma Atenção Especial a Nossa Postura
Primeiro devo esclarecer que uma boa postura, não significa nem uma coluna dura e nem uma coluna reta como um cabo de vassoura. Apenas um profissional habilitado, irá ajudar á pessoa a melhorar sua postura.
Uma má postura poderá ser a causadora principal ou secundária de doenças físicas e psíquicas.
Dor nas Costas: Quanto pior for a postura, maior a reincidência de dor nas costas.
Doenças Pulmonares: A má oxigenação de certas regiões do pulmão, causados por alterações posturais, prepara um “terreno fértil” para inúmeras doenças pulmonares.
Fraturas em vértebras: Quando as curvas da coluna vertebral estão aumentadas, e a pessoa apresenta um quadro de osteoporose, então um maior desgaste ósseo ocorrerá em certas regiões da vértebra, aumentando assim as curvas; este quadro favorece a ocorrência de fraturas nas vértebras.
Hérnia de Disco: Um terreno fértil para a ocorrência deste quadro, e a coluna reta e rígida, ou a falta de uma lordose fisiológico, ou seja, falta de uma pequena cavidade na parte inferior das costas, atrás do umbigo.
Risco de Acidentes: Quando a pessoa anda na rua com a cabeça baixa, e olhando para o chão, aumenta e muito, a tendência ao devaneio e a ser atropelada por uma bicicleta, corro dando ré ou saindo da garagem, moto na contra-mão e etc ..., ou seja, perdemos a capacidade de nos anteciparmos a situações de risco.
Razões Psíquicas para se Cultivar a Boa Postura
Uma determinada emoção gera uma postura, e o inverso também é verdadeiro, quando possuímos um corpo fixo em uma determinada postura, tendemos então a nos fixarmos emocionalmente na postura correspondente ou pe lo menos iremos ter mais dificuldade, em vivermos outros aspectos de nossa personalidade.
Exemplo:
Um abdômen muito para dentro, nariz empinado, peito inflado, dará a sensação para própria pessoa de poder, superioridade, energia e auto-confiança e controle da situação, etc...
Ao contrário abdômen relaxado, peito afundado e olhar para baixo, possivelmente está postura dará desde uma sensação de relaxamento, até uma sensação de apatia e depressão.
As posturas relatadas não são muito ruins, em si mesmos o problema é passar dias e dias nestas posturas, volto a repetir em outras palavras, alterações posturais por pequenos períodos são benéficas, já as fixações por um longo período trazem malefícios para a saúde física e psíquica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Está passando por aqui...Deixe um oi!