Qigong
Qigong, ou chi gung ( Chinês simplificado ; tradicional chinesa ;pinyin :; qigong Wade-Giles , literalmente, "Cultivo de Energia da Vida"; chi gong , a consciência é uma prática de alinhamento de movimento, respiração, e para o exercício, meditação, cura e.
Com raízes em chinês medicina , artes marciais e filosofia , qigong é tradicionalmente visto como uma prática de cultivar e equilibrar o qi (chi) ou o que foi traduzido como "energia vital intrínseca".
Normalmente, uma prática de qigong envolve respiração rítmica coordenada com a repetição estilizada lento do movimento do fluido, uma calma consciente do estado, e visualização de orientação qi através do corpo.
Qigong é agora praticada em toda a China e no mundo, e é considerado por alguns ser exercício , e por outros para ser um tipo de medicina alternativa ou prática meditativa .
De uma perspectiva filosófica qigong é acreditado para ajudar a desenvolver o potencial humano, permitir o acesso a planos mais elevados de consciência e despertar uma de "verdadeira natureza".
Aplicação
Pessoas prática de qigong por diversos motivos, inclusive para exercício e lazer, prevenção e auto-cura, meditação e auto-cultivo, e treinamento de artes marciais.
Princípios
Seja visto da perspectiva de exercício, saúde, filosofia, ou treinamento de artes marciais, vários princípios surgem a respeito da prática de qigong:
- Movimento intencional: cuidado, fluindo estilo equilibrado
- Respiração rítmica: lenta, profunda, coordenada com o movimento do fluido
- Conscientização: calmo, estado focada medititative
- Visualização: de fluxo de qi e doutrinas filosóficas, estéticas
Princípios adicionais:
- Suavidade: olhar suave, rosto inexpressivo
- Postura Solid: empresa de pé, coluna ereta
- Relaxamento: os músculos relaxados, ligeiramente curvado articulações
- Equilíbrio e de contrapeso: o movimento sobre o centro de gravidade
Metas avançadas:
- Equanimidade: mais fluido, mais relaxado
- Tranqüilidade: mente vazia, alto nível de conhecimento
- Quietude: movimentos cada vez menores, eventualmente, para completar a quietude
A prática mais avançada é geralmente considerada como com pouco ou nenhum movimento.
Benefícios para a saúde
Reivindicações e pesquisa médica
Qigong foi suposto para melhorar a saúde eo bem-estar com muitos benefícios, incluindo melhorando a função cardiovascular, curando doenças específicas agudas, e aumentando a longevidade.
Muitas dessas alegações são apoiadas apenas por evidência anedótica , saberes tradicionais , e os ensinamentos do mestre linhagens / aluno.
Pesquisa da análise dos benefícios de saúde de qigong está aumentando, mas há pouco incentivo financeiro para apoiar a investigação e ainda apenas um número limitado de estudos atendem padrões aceitos médicos e científicos de ensaios clínicos randomizados (RCT). Em uma revisão de 2010 abrangente de qigong e tai chi, uma pesquisa bibliográfica de revistas e jornais em bancos de dados médicos para o período de 1993-2007 encontrado um total de estudos setenta e sete ECR que examinou os benefícios de qigong e tai chi prática. A revisão relatou que a prática de qigong desempenhou um papel positivo em cada uma das nove categorias:
- A densidade óssea : impediu a perda óssea e aumento da densidade mineral óssea ;
- Efeitos cardiorrespiratórios : diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca , aumento da variabilidade da freqüência cardíaca e melhores biomarcadores ;
- A função física : indicadores de desempenho aprimorado (por exemplo, aumento cadeira, 50-pé a pé, a velocidade de marcha, força muscular, flexibilidade);
- Quedas e fatores associados de risco : redução quedas e maior equilíbrio;
- Qualidade de vida : saúde percebida melhora física, estado psicológico, relações sociais, etc
- Auto-eficácia : maior confiança e capacidade de gerenciar problemas de saúde, dor, estresse e situações novas;
- Paciente relatou resultados : diminuição da queixa da dor, melhora dos sintomas diversos, incluindo desconforto e insônia;
- Os sintomas psicológicos : diminuição da ansiedade, depressão, estresse percebido e medo; melhora do humor e biomarcadores, como os hormônios do estresse (por exemplo, menor o cortisol);
- Função imune e inflamação : melhores marcadores sanguíneos do sistema imunológico (por exemplo, leucócitos, eosinófilos e anticorpos) e marcadores de diminuir a inflamação (por exemplo, citocinas, proteína C-reativa e de interleucina-6).
Embora quase todos esses estudos mostraram benefícios da prática de qigong, muitos dos mesmos estudos mostraram efeitos semelhantes com o exercício físico comum.
Os autores pediram mais estudos com controles padronizados e de dosagem do tratamento (freqüência, duração e intensidade do tratamento).
Eles concluíram que qigong e tai chi tem efeitos benéficos semelhantes e têm vantagens do baixo custo, baixo risco e alta acessibilidade.
Saúde Mental
Muitas reivindicações foram feitas para que o qigong pode beneficiar ou melhorar as condições de saúde mental, , incluindo melhora do humor, diminuição da reação de estresse, e diminuição da ansiedade e depressão.
A maioria dos estudos médicos só examinaram os fatores psicológicos como objetivos secundários, no entanto vários estudos têm demonstrado benefícios significativos, tais como diminuição do cortisol níveis, um hormônio química produzida pelo corpo para controlar o stress.
Há também afirma que em alguns casos, em especial com o ensino inadequado ou técnica inadequada, a prática de qigong pode resultar em uma condição mental conhecida como Zou ru mo huo ou "desvio qigong" , que, entre outros sintomas, pode levar a uma percepção de um fluxo descontrolado de qi no corpo durante ou após a prática.
[]Controvérsia
Há pouca controvérsia sobre o benefício de qigong quando a definição de qigong está limitado a uma série de movimentos físicos e um conjunto de exercícios de relaxamento.
Conflito surgiu quando as reivindicações feitas pelos defensores do qigong fronteira com o sobrenatural.
Alguns pesquisadores têm marcado o assunto de qigong como uma pseudociência .
Além disso, alguns afirmam que a origem ea natureza da prática de qigong tem levado a equívocos e abusos e , incluindo problemas psiquiátricos e formação de cultos
O ceticismo em relação qigong é também aplicada ao campo da medicina tradicional chinesa , e estendido ao tema mais amplo damedicina alternativa .
O problema básico é que a informação disponível a partir desses campos não se encaixa aceitabilidade científica ou interpretação médica.
Os céticos argumentam que a maioria dos benefícios derivados da medicina alternativa são , na melhor das hipóteses, derivado de um placebo efeito.
Os principais argumentos a partir da visão dos céticos contra a correlação entre as práticas de qigong e resultados relacionados à saúde são:
- A existência de qi, ou qualquer forma de vitalismo , não foi verificada de forma independente em um ambiente experimental.
- Tal conceito não é reconhecido nas ciências biológicas.
- Manifestações em artes marciais como quebrar objetos duros com as greves podem ser plenamente explicadas usando a física, sem referência ao conceito de qi.
- Sinistros avisados de habilidades sobrenaturais parecem ser truques mais adequados aos shows de mágica que a qualquer disciplina científica genuína.
- Benefícios pessoais para alguns mestres de qigong pode ter-lhes dado um incentivo a exagerar suas reivindicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Está passando por aqui...Deixe um oi!